ESTOCOLMO - A montadora sueca Volvo cancelou nesta terça-feira um corte de 335 funcionários em sua divisão de caminhões Volvo Trucks, na Suécia, graças a um acordo com os sindicatos, mas anunciou que eliminará 160 empregos no setor aeronáutico.
A Volvo Aero, que fabrica motores de avião e foguetes, suprimirá 160 postos de trabalho "qualificados" em Trollhättan, no sudoeste do país, "devido à queda cada vez mais notável da indústria do transporte aéreo", indicou a divisão da Volvo em um comunicado.
O segundo maior fabricante de caminhões do mundo fechou, por outro lado, um acordo com o sindicato de metalurgia IF Metall, que prevê cortes salariais de no máximo 4%, além de uma redução de 10% do tempo de trabalho em sua fábrica de Göteborg (sudoeste), informou em outro comunicado.
O acordo inclui a anulação de 335 demissões anunciadas em abril, segundo a Volvo.
Estas demissões faziam parte de um plano de supressão de 1.500 empregos na Suécia, anunciado em abril. No fim de maio, a Volvo anunciou que cancelaria outras 600 demissões em dua divisão de motores Volvo Powertrain, após um acordo semelhante com os sindicatos.