Os presentes para o Dia dos Namorados estão, em média, 5,01% mais caros no país, segundo pesquisa da FGV (Fundação Getulio Vargas) divulgada nesta terça-feira (9/6). A data promocional, que se comemora na próxima sexta-feira (12/6), é a segunda mais importante para o comércio.
Pela média das cidades pesquisadas (São Paulo, Rio, Porto Alegre, Brasília, Belo Horizonte, Salvador e Recife), os presentes que mais subiram nos últimos doze meses foram cintos e bolsas (13,75%), hotel (12,26%) e joias e bijuterias (11,62%). Por outro lado, os itens que registraram maiores recuos em seus preços foram: telefone celular (-9,52%), CDs gravados (-1,96%) e calçados (-0,92%).
"Entre os serviços mais procurados nesta época, o consumidor não encontrará preços muito convidativos. Isto porque, entre junho de 2008 e maio de 2009, os restaurantes subiram, em média, 8,25%; os cinemas, 8,21%, e hotel, 12,26%", aponta o estudo. Para o economista, se a opção de presente preferido tiver sido o que mais subiu de preço, "vale o exercício da pesquisa para obter promoções e descontos que compensem os recentes aumentos".
São Paulo teve a menor elevação média nos últimos 12 meses entre as sete cidades pesquisadas, com variação de 2,41% nos 12 presentes analisados, cujos preços são acompanhados mensalmente pelo IPC (Índice de Preço ao Consumidor). A maior queda de preço na capital paulista foi de celulares (-8,13%) e a maior alta, em hotéis e motéis (15,75%).
A capital paulista foi a que registrou a maior opção de presentes com retração de preços, conforme o levantamento coordenado pelo economista André Braz.
No sentido contrário, Salvador registrou a maior alta de preços entre as cidades, de 8,47%, com destaque para joias e bijuterias (17,26%). O telefone celular foi o item que registrou a maior queda de preço naquela cidade (-11,21%).