A compra do Ponto Frio, anunciada nesta segunda-feira (8/6) pelo Pão de Açúcar, leva o grupo fundado pela família Diniz de volta à liderança do varejo brasileiro, com cerca de R$ 26 bilhões de faturamento, mais de mil lojas e 79 mil funcionários.
Com a aquisição do Ponto Frio, o Grupo Pão de Açúcar passa a figurar como um dos principais varejistas na área de eletroeletrônicos do país, com atuação no Distrito Federal e em 18 Estados. Nesse sentido, o grupo passa agora a operar em Estados que não estava presente, como Espírito Santo, Mato Grosso, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. O valor da aquisição é de R$ 824,5 milhões, equivalente a 70,24% do capital total do Ponto Frio.
Fundado em 1940, o Pão de Açúcar abriu seu capital (ou seja, passou a ter ações negociadas em Bolsa) em 1995. Em 2002, a rede comprou a concorrente Sé Supermercados. Em 2003, o Pão de Açúcar associou-se à rede Sendas, líder no Rio de Janeiro.
Só em 2005 foi criada uma nova holding e o controle do Pão de Açúcar passou a ser dividido igualmente entre Abilio Diniz e o grupo francês Casino.