O banco Bradesco comunicou nesta sexta-feira que assinou acordo para aquisição do banco Ibi, instituição financeira do grupo de varejo C. O acordo também inclui a exploração, pelo período de 20 anos, das instalações da rede de magazines para distribuição de produtos financeiros. O capital social total do Ibi vai ser adquirido pelo Bradesco por R$ 1,4 bilhão.
Além do financiamento de compras na rede C, o Ibi também é responsável pela distribuição de cartões de crédito para clientes dos magazines bem como pela oferta de seguros populares.
No final de 2008, o banco da rede C tinha um patrimônio de R$ 928 milhões e um base de 20,8 milhões de cartões do tipo "private label" (marca própria) além de outros 9,8 milhões de "plásticos" de bandeira (Visa ou Mastercard). Esses produtos eram distribuídos por uma rede de 303 pontos de venda, nas magazines e em pontos próprios do Ibi.
Pelo acordo, o Bradesco poderá explorar a marca Ibi por prazo indeterminado. Para a instituição bancária, a operação visa "ampliar e fortalecer suas operações envolvendo produtos e serviços financeiros especialmente cartões de crédito". O Bradesco já conta com uma base de 13,3 milhões de cartões "private label" e 22 milhões de cartões de bandeira.