A contratação dos aprovados no concurso do Hospital de Santa Maria (HRSM) continua suspensa. A Procuradoria-Geral do DF ingressou com mandado de segurança para derrubar a liminar concedida pela juÃza da 19ª Vara de Trabalho do DF, Solyamar Dayse Soares. O pedido do GDF, no entanto, não foi aceito pelo desembargador Brasilino Santos.
Na ação, o procurador-geral do DF, Marcelo Lavocat Galvão, alega que a Justiça do Trabalho não tem competência para julgar a legalidade da contratação de trabalho, que o caso caberia à Justiça comum e que a proibição atinge a população carente da região, que só tem acesso aos serviços oferecidos pelo hospital público.
Além disso, solicita que seja suspensa a liminar que impede o GDF de convocar os aprovados do concurso até que o Tribunal de Justiça do DF julgue o mérito da legalidade do contrato estabelecido entre o GDF e a Real Sociedade Espanhola de Beneficiência.
A procuradora do Trabalho Ludmila Reis explica que o MPT não questiona se o acordo firmado entre o GDF e a Real Sociedade Espanhola obedece os requisitos legais, como o processo de licitação. ;Estamos tentando impedir que exista contratos ilegais de trabalho. Quem deve trabalhar naquele hospital são os servidores do GDF aprovados em concurso público;, argumenta.
Segundo ela, não é a primeira vez que o governo distrital tenta fazer terceirização de atividades-fim. Ela cita como exemplo o ocorrido com o Instituto Candango de Solidariedade, que gerou prejuÃzo do R$ 1,2 bilhão. ;A diferença é pequena entre os dois casos e é uma maneira do governo se esquivar das responsabilidades;, esclarece. Para administrar o HRSM, a Real receberá R$ 220 milhões.
No domingo, mais de 32 mil candidatos fizeram prova para os cargos da área administrativa. Em 17 de maio, outros 40 mil responderam a questões para a área médica. Segundo os editais, os contratos atenderão as normas da Consolidação das Leis de Trabalho e por tempo indeterminado. A procuradora do Trabalho informou que a Real Sociedade Espanhola de Beneficiência irá administrar o HRSM por dois anos. O concurso oferece 1.658 vagas para todos os nÃveis de escolaridade.
» Ãudio: ouça entrevista com a procuradora Ludmila Lopes