A Polícia Federal prendeu quatro pessoas nesta quarta-feira (27/5) pela operação Sol Nascente, de combate a crimes contra o sistema financeiro nacional. A operação ocorreu em três cidades do interior de São Paulo: Marília, Ourinhos e Santa Cruz do Rio Pardo,onde foram cumpridos ainda nove mandados de busca e apreensão.
As investigações, iniciadas há quatro meses, resultaram na identificação de esquema criminoso que realizada operações fraudulentas no mercado de câmbio, com a comercialização irregular de moeda estrangeira.
O grupo comercializava irregularmente moeda estrangeira direcionada a cidadãos comuns de diversas cidades da região, inclusive para ligados ao tráfico de drogas (lavagem de dinheiro) e contrabando/descaminho.
"Nas contas de paraísos fiscais, vultuosas quantias são depositadas em moeda estrangeira, em favor dos investigados e de terceiros, incluindo jogares de futebol que atuam no exterior e repatriam dólares/euros para o Brasil, objetivando assim driblar a atuação dos órgãos fazendários e policiais", explica a PF.
As investigações partiram de diligências na empresa Nikkei Tur, de Marília, especializada em colocação profissional de brasileiros no Japão --daí o nome da operação. Em Ourinhos, foi identificada a atuação dos doleiros, à margem das regras do Banco Central.
A operação terminou com a apreensão de cédulas de reais, euros e ienes, totalizando mais de R$ 50 mil em espécie, além de cheques (250 folhas, com valores que chegavam a R$ 30 mil), duplicatas e notas promissórias e fiscais.
Também foi apreendida uma van com mais de 100 caixas de cigarros contrabandeados, além de centenas de equipamentos de informática, sem documentação fiscal, HDs e pen-drives com informações das transações do grupo.