O governador José Roberto Arruda autorizou nesta quarta-feira (27/5) um reajuste na tarifa dos táxis no Distrito Federal. O anúncio foi feito na manhã desta quarta-feira (27/5). De acordo com o secretário dos Transportes, Alberto Fraga, o aumento será de quase 8,5%, tanto na bandeirada quanto na quilometragem.
O último reajuste dos preços havia sido realizado há mais de dez anos. ;Ainda estávamos no governo Cristóvam;, lembra Geocarlos Cassimiro de Araújo, presidente do Sindicato dos Taxistas do Distrito Federal. Ele explica que durante esse tempo, a tarifa era modificada de maneira oscilante. ;O governo anunciava redução e depois voltava ao preço normal;, contou.
Porém, a elevação do preço não foi a esperada pela categoria. ;Foi um reajuste muito pequeno. Um aumento ;para inglês ver;;, brinca Araújo ao dizer que o GDF não consultou a categoria para autorizar tal medida.
Também sofreu aumento o preço cobrado pela hora parada (tempo que o taxista fica esperando quando acompanha um passageiro em vários destinos), que passou de R$ 18 para R$ 20. Porém, a maioria esmagadora das empresas não faz mais esse tipo de cobrança, assegura Araújo.
Fraga lembrou que, embora o Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) vá publicar a autorização do reajuste amanhã, o preço só deve modificar daqui a 10 ou 15 dias. ;Vamos fazer uma reunião com o sindicato e depois montar uma tabela ou fazer a aferição do taxímetro. Só então as taxas serão reajustadas;, disse.