A Organização Mundial do Comércio (OMC) realizará entre 30 de novembro e 2 de dezembro, em Genebra, a sétima reunião ministerial regular do organismo, que estará centrada nas trocas comerciais no atual contexto de crise econômica.
A decisão foi tomada hoje pelos 153 membros da instituição no Conselho Geral da organização, no qual decidiram que o lema do encontro será "A OMC, o sistema multilateral de comércio e o atual contexto econômico global".
O ponto crucial da decisão de hoje foi o fato de ter ficado claro que a reunião não deve ser confundida com um encontro negociador no marco da Rodada Doha.
Nas discussões de hoje foi decidido que não haverá necessidade de pactuar uma declaração final da reunião ministerial, mas os membros defenderam buscar um método que inclua o que aconteceu durante os quatro dias que durará o evento.
O Conselho Geral de hoje discutiu sobre a proposta feita há duas semanas pelo novo representante de Comércio dos Estados Unidos, Ron Kirk, que sugeriu negociar bilateralmente entre os membros, como forma de destravar conflitos.