A agência de classificação Fitch elevou o "rating" (nota de risco de crédito) da mineradora Vale de "BBB-" para "BBB". A nova nota não altera a classificação de "grau de investimento" da empresa brasileira. A perspectiva para esse "rating" é estável, o que significa uma possibilidade maior de que essa nota seja mantida na próxima revisão feita por essa agência.
O "grau de investimento" é uma classificação reservada para países ou empresas com baixa probabilidade de calote de seus compromissos financeiros. Em tese, um "rating" elevado contribui para que uma empresa possa captar recursos no mercado internacional a juros menores comparativamente a uma empresa que não seja considerada nesse nicho.
A equipe de analistas da Fitch justifica a melhora do "rating" da Vale pelo "sólido perfil de negócios" e "perfil financeiro extremante forte". Segundo a agência, essas características permitem que a companhia consiga gerar "um fluxo de caixa saudável" mesmo no meio de uma "severa queda nos preços das commodities [matérias-primas] e de demanda".