A sessão desta tarde do Plenário não foi realizada por falta de quorum. Cerca de 800 aposentados que participaram de sessão solene desta manhã para comemorar o Dia Nacional dos Aposentados continuam ocupando o plenário e as galerias da Câmara.
Eles manterão a vigília durante esta tarde para pressionar o presidente da Mesa do Congresso, senador José Sarney, a convocar reunião para analisar veto a uma emenda da Medida Provisória 288/06, que concedeu reajuste de 16,67% aos aposentados e pensionistas que ganham mais que o salário mínimo. Os aposentados querem a derrubada do veto. Na época, o reajuste concedido pelo governo para as aposentadorias e pensões superiores ao mínimo foi de 5%.
Negociação
Os deputados Júlio Delgado (PSB-MG) e Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP) e o senador Paulo Paim (PT-RS) tentaram, em vão, negociar a retirada do plenário, mas os aposentados decidiram manter a vigília até ter o seu pleito atendido.
O senador Paim disse que havia negociado com Sarney a data de 17 de junho para votar a derrubada do veto, mas os aposentados insistem que o veto seja derrubado nesta terça-feira (26). Logo mais, eles vão ao Senado pressionar o presidente daquela Casa.
Os aposentados também reivindicam o fim do fator previdenciário e a equiparação do reajuste dos benefícios da Previdência ao reajuste do salário mínimo.