GM chega acordo com sindicato no Canadá sobre corte de custos
;
Por
22/05/2009 16:48
O presidente do sindicato Canadian Auto Workers, Ken Lewenza, anunciou nesta sexta-feira (22/05) que a organização chegou a um acordo com a General Motors Canadá para reduzir os custos trabalhistas da montadora.
O acordo permitirá que a GM tenha acesso a bilhões de dólares em ajudas oferecidas pelas autoridades canadenses à subsidiária da montadora americana, para reestruturação.
Os governos canadense e da província de Ontário obrigaram o sindicato a aceitar novas concessões antes de 31 de maio, de modo a evitar o fechamento das fábricas da GM no Canadá. É a terceira vez nos últimos meses que a CAW negocia cortes com a montadora.
Lewenza disse em coletiva de imprensa em Toronto que o acordo cumpre os requisitos estabelecidos pelas autoridades canadenses e americanas e especifica que três fábricas nas localidades de Oshawa, St. Catherines e Woodstock manterão sua produção.
Lewenza também confirmou que o sindicato aceitou que a GM reduza suas responsabilidades financeiras sobre o plano de pensões de seus trabalhadores, o que fará com que a empresa economize bilhões.
O acordo acontece um dia depois de a GM e o sindicato United Auto Workers (UAW) chegarem a um acordo similar nos EUA.