Jornal Correio Braziliense

Economia

Fiat apresenta oferta de compra de marcas da GM na Europa

;

A montadora italiana Fiat apresentou nesta quarta-feira (20/5) sua oferta de compra de duas marcas do grupo americano GM (General Motors) na Europa, em mais um passo da empresa para expandir seus mercados. Os alvos da Fiat são as subsidiárias Opel e Vauxhall. Por meio de comunicado à imprensa, a Fiat informou que não oferecerá dinheiro pelas empresas, mas propõe uma troca de ativos aos moldes da parceria com a Chrysler - terceira maior montadora dos EUA que pediu concordata no começo de maio. "Se a operação for concretizada, permitirá criar uma nova Fiat Group Automobiles com participação na Chrysler e na Opel/Vauxhall", afirmou o porta-voz da Fiat. A ideia é montar uma empresa com capacidade para disputar o mercado global com a japonesa Toyota e a alemã Volkswagen. A General Motors, que negocia a venda de marcas como uma das medidas para evitar sua falência, tem até o dia 1° de junho para apresentar seu plano de reestruturação ao governo americano. Até agora, a empresa já anunciou o fechamento de "2.400 lojas até 2010" e a demissão de 21 mil funcionários. Além de Opel e Vauxhall, a GM ainda busca interessados em comprar as marcas Saab, Satur e Hummer, para se concentrar nas produções de Chevrolet, Cadillac, Buick e GMC. A montadora já US$ 15,4 bilhões em empréstimos, apesar disso, ainda diz que pode declarar quebra caso não receba ofertas suficientes para a troca de dívidas por ações. Mas a Fiat não está sozinha na concorrência pelas operações europeias da GM. O grupo austro-canadense Magna International, o fabricante de veículos russo Gaz Russia e a empresa belga RHJ International também demonstraram interesse em Opel e Vauxhall.