A Shell anunciou nesta quarta-feira (20/05) a compra do negócio da Cosan na área de distribuição de combustíveis de aviação. O valor da transação é de R$ 150 milhões. Com o negócio, a Shell terá aproximadamente 30% de participação neste mercado.
A Cosan, produtora brasileira de açúcar e álcool, havia entrado no mercado de distribuição ao comprar os ativos da Esso, em abril de 2008. Para o presidente da Shell, Vasco Dias, a aquisição fortalece o papel da empresa no mercado brasileiro.
"Esse investimento reforça o compromisso da Shell com o Brasil, especialmente em um ano de crise econômica mundial. Queremos continuar crescendo com o país", afirmou.
Dias admitiu que a Shell tem interesse em entrar no mercado de produção de álcool no Brasil. "Estamos atentos às oportunidades e avaliando as condições", afirmou.
Já na área de produção e exploração de petróleo, o executivo informou que o campo de parque das Conchas, na Bacia de Campos, tem início de produção prevista para agosto. A capacidade de produção do bloco será de até 100 mil barris dia.
Atualmente, a Shell produz pouco mais de 50 mil barris dia no campo de Bijupirá e Salema, em parceria com a Petrobras (minoritária no projeto).