O ministro da Previdência Social, José Pimentel, inaugurou mais uma agência do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) das que estão previstas para municípios com mais de 20 mil habitantes. A agência inaugurada fica no município de Fazenda Rio Grande, na região metropolitana de Curitiba.
Até o ano que vem, deverão ser inauguradas 720 novas agências da Previdência Social em municípios deste porte. O Plano de Expansão da Rede de Atendimento do Ministério da Previdência Social prevê que a rede fixa de atendimento do INSS passará de 1.110 para 1.830 agências, alcançando 1.670 cidades em todo o país.
Estas obras estão orçadas em R$ 900 milhões, recursos que estão garantidos no Orçamento, segundo o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, que participou da inauguração.
O ministro José Pimentel destacou a importância da participação dos servidores para a melhoria do atendimento aos segurados e disse que o padrão adotado na construção do prédio vem sendo adotado em toda a rede de atendimento do INSS.
Segundo ele, as unidades têm espaços mais amplos, equipamentos modernos de informática, mobiliário moderno e dispositivos de segurança. Além disso, há facilidade de acesso para pessoas portadoras de deficiências e sinalização interna para orientar o cidadão. O terreno da agência de Fazenda Rio Grande, de 1.100 m², foi doado pela prefeitura, parceria que está sendo feita em todo o país.
O Paraná terá 38 novas agências do Plano de Expansão da Rede de Atendimento. Além disso, serão realizadas mais 14 obras de reforma . Ao todo, serão investidos no estado R$ 45,6 milhões.