A Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) opera com perdas desde os primeiros negócios desta sexta-feira (15/05). O mercado recebe mal a informação de que o Produto Interno Bruto (PIB) da zona do euro teve queda recorde no primeiro trimestre deste ano. A taxa de câmbio atinge R$ 2,08.
O Ibovespa, principal índice de ações da Bolsa paulista, recua 0,29% e bate os 49.326 pontos. Ontem, a Bolsa fechou em alta de 1,58%.
O dólar comercial é vendido por R$ 2,086, o que representa um acréscimo de 0,19% sobre a cotação de ontem. A taxa de risco-país marca 333 pontos, número 0,30% acima da pontuação anterior.
Entre as primeiras notícias do dia, o PIB da zona do euro teve retração de 2,5% no primeiro trimestre. Os 16 países que utilizam a moeda única registraram seu quarto trimestre consecutivo de queda da atividade.
O Departamento do Trabalho dos EUA revelou que a inflação medida pelo CPI (índice de preços ao consumidor, na sigla em inglês) ficou estável no mês de abril. Economistas esperavam deflação de 0,6% para o período.
Na Ásia, o Ministério do Comércio chinês informou que o volume de investimento estrangeiro caiu pelo sétimo mês consecutivo, com uma retração de 22,5%.