O CPI (Índice de Preços ao Consumidor, na sigla em inglês) permaneceu estável em abril, após uma queda de 0,1% em março, segundo dados divulgados nesta sexta-feira (15/05) pelo Departamento do Trabalho. Na comparação anual, a queda é de 0,7% - a maior desde junho de 1955.
Corrigido pelas variações sazonais, o índice de preços não mudou em abril em relação ao mês anterior, conforme previam os economistas. Fora energia e alimentação, os preços de base aumentaram em abril 0,3% na comparação com o mês anterior, contra previsão de 0,1% dos analistas. O Departamento do Trabalho explicou este dado pela forte alta dos impostos sobre cigarro em 1° de abril.
A inflação de base em um ano, que é de 1,9%, se manteve muito próxima do nível considerado desejável pelo Fed (Federal Reserve, banco central dos Estados Unidos).
Ontem, o governo divulgou o PPI (Índice de Preços ao Produtor, na sigla em inglês), que mede a variação dos preços no atacado nos Estados Unidos. O indicador teve alta de 0,3% em abril e surpreendeu os analistas, que previam estabilidade para o mês.
Em março, o PPI teve queda de 1,2%. Na comparação com o mesmo período do ano passado, os preços acumulam uma queda de 3,7% - a maior perda percentual desde janeiro de 1950.