O Instituto de Defesa do Consumidor do Distrito Federal (Procon-DF) deu início, na noite desta quinta-feira (14/05) a uma operação de fiscalização do cumprimento dos direitos do consumidor em casas noturna. Desde as 19h30, fiscais do órgão se dividem em locais de grande concentração de bares, boate e pubs no Plano Piloto, Lago Sul, Taguatinga, Núcleo Bandeirante e Águas Claras.
Será dada atenção especial a determinados tipos de infração comuns nesses locais, como a cobrança de 10% sobre o serviço dos garçons (o pagamento é opcional e isso deve ser publicizado de forma clara), a ausência de informações sobre a cobrança do couvert artístico afixada na entrada, a cobrança por perda de comanda e a de consumação mínima.
Além dos itens acima, serão verificadas irregularidades mais gerais, como a ausência do telefone 151 e endereço do Procon em local visível e em notas e cupons fiscais, exigência do tempo mínimo de abertura de conta para aceitação de cheque, alteração de preços para pagamento em cartão de crédito, entre outros.