Especialistas já começam a ver sinais de melhora na economia dos Estados Unidos, mas a completa recuperação virá em alguns anos. Pesquisa realizada pelo jornal The Wall Street Journal publicada nesta quinta-feira mostra que a retomada total da maior economia do mundo só ocorrerá dequi três anos.
Para metade dos 52 economistas consultados pelo jornal, os EUA levarão no mínimo três anos para superar as perdas provocadas pela recessão iniciada em dezembro de 2007.
Somente 14% apostam numa recuperação dentro de um ou dois anos, e 28% acreditam que o prazo para que a atividade volte ao nível de dezembro de 2007 será na verdade de cinco ou seis anos, acrescentou o jornal em sua edição on-line.
Os economistas esperam que a produção interna deve contrair, em média, 1,4% neste trimestre, na comparação com a retração de 6,1% do Produto Interno Bruto (PIB) nos primeiros três meses do ano. Já para 2010, a média de crescimento citada pelos economistas é de 2%.
O consumo, que responde por quase dois terços da atividade econômica americana, é a grande preocupação dos analistas --e o principal motivo para a demora da recuperação econômica. Até o fim de 2009 o número de desempregados deve ficar na casa dos 9,7%, com mais de dois milhões de pessoas sem trabalho, o que vai causar grande queda nos níveis de consumo.
"Estamos seguindo para um caminho de transição na economia para um nível melhor de consumo", afirmou Paul Kasriel, da empresa The Northern Trust. "Esta é uma pesada recessão que está transformando a economia dos EUA, mas essas transformações não ocorrem da noite pro dia."