A China importou volume recorde de minério de ferro em abril, comprando 57 milhões de toneladas do produto, alta de 9% em relação a março e de 33% ante abril do ano passado, informou nesta terça-feira (12/05) a Administração Geral de Alfândegas.
Os dados mostram ainda que a China importou quase 900 mil toneladas de aço bruto. Trata-se do segundo mês seguido em que a entrada superou a saída no país, que é um exportador de aço desde 2005.
As importações de produtos de aço, a 1,62 milhão de toneladas, superaram as exportações de 1,41 milhão de toneladas, o menor nível desde outubro de 2004.
"Todos são números surpreendentes e mostram que o excesso de oferta deve piorar em maio e junho", disse um executivo de uma siderúrgica estatal, que pediu para não ser identificado, em entrevista à Reuters.
De acordo com especialistas, o recorde de importações de minério de ferro reflete a menor produção doméstica, ocorrida por conta do alto custo de produção interno comparado a minas em lugares como Austrália, Brasil e Índia.