Jornal Correio Braziliense

Economia

Residências e comércio ampliam lucro da Light no primeiro trimestre

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Os setores residencial e comercial mantiveram o consumo de energia em alta e, juntamente com o verão mais quente, foram decisivos para que a distribuidora de energia elétrica fluminense Light tivesse o lucro elevado em 60,6%, totalizando R$ 168,3 milhões no primeiro trimestre. Ao todo, o consumo de energia na área de concessão da companhia --66 cidades do Rio-- cresceu 3,7% no mercado cativo. Levando-se em conta o mercado livre, que engloba clientes fora do Rio, a energia faturada da Light subiu 1,6%. Para o vice-presidente de Finanças e de Relações com Investidores da distribuidora, Ronnie Vaz Moreira, o resultado foi baseado na conjunção do aumento do consumo, principalmente pelas temperaturas mais altas, e do corte de gastos. "Empreendemos uma forte disciplina para controlar os custos, mas a maior parte desse aumento ocorreu em função do maior consumo nos mercados residencial e comercial. O resultado mostra a Light na contramão da crise", afirmou. Os segmentos residencial e comercial representam, juntos, 75% do faturamento da companhia. O consumo residencial aumentou 6,7% em relação ao primeiro trimestre de 2008. Já a demanda do comércio teve elevação de 3,2%. Ao mesmo tempo, o consumo das indústrias atendidas pela Light caiu 4% na comparação com o primeiro trimestre do ano passado. O segmento, no entanto, não tem tanta representatividade no total faturado pela distribuidora, conforme lembrou o presidente da Light, José Luiz Alquéres. O consumo industrial é responsável por 8,7% do total do mercado cativo. "O primeiro trimestre é o mais importante, pelo verão. Esperamos que nosso mercado tenha um desempenho superior ao do ano passado, quando ficou estável", avaliou Moreira.