O HSBC Holdings afirmou nesta segunda-feira (11/05) que o lucro no primeiro trimestre ficou "bem acima" do registrado no mesmo período do ano passado, impulsionado pelo desempenho recorde na área de banco de investimento e na expansão na Ásia. O resultado, porém, teria sido inferior se não fosse a contabilização de ganhos sobre sua dívida.
O presidente-executivo do maior banco europeu, Michael Geoghegan, definiu a melhora como "sementes [de retomada] da confiança", mas disse que ainda é cedo para ver sinais concretos de recuperação em toda a economia.
"Nos EUA nós ficamos surpresos com relação ao primeiro trimestre, mas não achamos que seja uma tendência e precisamos acompanhar os próximos quatro trimestres", disse Michael Geoghegan. "A realidade é que [a recessão] ainda leva algum tempo para ir." Sem considerar o ganho de US$ 6,6 bilhões em valor justo sobre sua dívida, o lucro no primeiro trimestre foi menor em relação ao mesmo período do ano anterior, embora ainda tenha sido "significativamente mais alto" que no quarto trimestre de 2008, informou o banco.
Dívidas de difícil recuperação nos primeiros três meses do ano cresceram frente ao ano passado, mas ficaram abaixo em comparação ao trimestre anterior. O banco, porém, ainda não forneceu resultado trimestral completo.
O comunicado divulgado detalhou que as dívidas de difícil recuperação no Reino Unido devem aumentar "por algum tempo", e que muitos outros mercados estão deteriorando, mas se mostram mais resistentes na Ásia, tradicional porto seguro do HSBC.