O presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, considerou "pessimista" a previsão de queda do Produto Interno Bruto (PIB, soma das riquezas produzidas no país) de 0,30% feita pelo mercado financeiro nesta semana.
O BC prevê um crescimento de 1,2% no PIB. Esse número será revisado no final de junho, quando será divulgado o Relatório de Inflação do segundo trimestre de 2009.
Meirelles não adiantou a nova previsão, disse apenas que estará acima das estimativas feitas pelo mercado na pesquisa semanal Focus.
"A nossa revisão será divulgada em junho. Achamos que o mercado está um pouquinho pessimista em relação a essa previsão", disse Meirelles durante palestra realizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).
Meirelles destacou também que, há duas semanas, a previsão do Focus chegou a -0,49%; na semana passada, a -0,39%.
"A previsão do mercado ainda está no negativo, mas melhorando, diminuindo a cada semana esse negativo." O presidente do BC citou, mas não chegou a comentar as previsões para o FMI para o país. O Fundo prevê uma queda de 1,3% no PIB brasileiro, estimativa que foi criticada na semana passada por representantes do governo.
Todas as estimativas estão abaixo das previsões do governo, que espera um crescimento de 2%, segundo dados do Orçamento.