O presidente da TIM, Luca Luciani, disse nesta quarta-feira (6/05) que a empresa quer conquistar 1 milhão de clientes pós-pagos em 2009. Para isso, a empresa investirá no setor de vendas e em maiores subsídios de aparelhos para os clientes.
"O custo de aquisição do cliente do pós-pago é oito, dez vezes o do pré-pago. A estratégia da TIM precisa crescer o subsídio", afirmou.
Ontem, a TIM anunciou um prejuízo de R$ 144 milhões. Além disso, a empresa fez uma limpeza na base de assinantes em fevereiro, retirando 1 milhão de assinantes de linhas inativas.
De acordo com Luciani, o primeiro trimestre foi um período de reestruturação da empresa, com reposicionamento da marca e a integração da Intelig, que, segundo ele, trará um impacto positivo de 2% sobre a margem de lucro da empresa. "O principal desfio agora é voltar a crescer. Nossa expectativa é de crescimento da receita a partir do segundo trimestre", completou.
A TIM prevê investir cerca de R$ 2,3 bilhões em 2009, grande parte na melhoria da qualidade da rede da empresa. A empresa pretende também reestruturar o atendimento aos clientes nos call centers. De acordo com Luciani, a idéia é dar mais informações aos clientes para evitar o congestionamento dos call centers. "A maioria das ligações é por informação, como por exemplo sobre plano tarifário. É basicamente uma informação que a empresa tem e que precisa ser enviada antes de ele ligar. Isso já foi implementado no mercado do México com grande eficiência e melhoria do call center", afirmou.
Renegociação
Outra frente que a TIM pretende trabalhar é na renegociação com fornecedores. Serão renegociados por exemplo, contratos em dólar para que os produtos sejam comercializados em reais. "Se a pessoa vem vender um carro no Brasil, ela vai vender em real, não em dólar", disse.