As vendas no varejo nos 16 países que compõem a zona do euro tiveram queda recorde em março, informou nesta quarta-feira (6/05) a Eurostat, a agência europeia de estatísticas. O indicador recuou 4,2% em março na comparação com o mesmo mês do ano passado - o maior recuo desde o início da verificação, em 2000.
Em relação a fevereiro, as vendas diminuíram 0,6%. Os economistas previam uma estabilidade na comparação mensal dos dados e queda de 2,3% em base anual.
O indicador foi puxado pelo recuo de 5,2% no comércio de alimentos, bebidas e tabaco na região de 2008 a março deste ano, após uma queda de 3,4% em fevereiro. Na comparação entre fevereiro e março, a queda foi de 1,4%.
A Eurostat cita que parte das quedas pode ser explicada pelo feriado de Páscoa, que caiu em abril neste ano. No ano passado, o feriado ocorreu em março.
A venda de produtos não alimentícios - excluindo combustíveis automotivos - caiu 1,9% na comparação anual. Frente a fevereiro, o declínio foi de 3,1%.
As vendas no varejo são uma importante indicação do nível de demanda interna, que tem sido pressionada pelo alto número de desempregados em meio à principal crise econômica da zona do euro desde a Segunda Guerra Mundial (1939-45).
Serviços
A atividade no setor de serviços da zona do euro teve a maior alta mensal em abril em mais de sete anos, segundo pesquisa feita com 2 mil empresas da região. O índice Markit subiu para 43,8 em abril, ante 40,9 em março - a maior alta mensal desde dezembro de 2001.
O indicador permanece abaixo da linha dos 50 pontos, o que ainda indica uma contração no setor.
A pesquisa mostrou ainda que as perspectivas do setor foram as melhores desde junho, antes do aprofundamento da crise global. O componente de expectativas aumentou para 54,4 em abril, ante 48,6 em março, marcando a maior alta desde janeiro de 2002.
A zona do euro é formada por Alemanha, Áustria, Bélgica, Chipre, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Irlanda, Itália, Luxemburgo, Malta e Portugal. A União Europeia inclui, além destes, Bulgária, Dinamarca, Reino Unido, República Tcheca, Suécia, Polônia, Hungria, Romênia, Estônia, Lituânia e Letônia.