Três dos cinco voos diários da Webjet de Brasília para o Rio de Janeiro passaram a pousar no Aeroporto Santos Dumont. A empresa aérea foi a primeira a levantar voo do centro da capital carioca com destino ao Aeroporto Juscelino Kubitschek na manhã de ontem. Além da Webjet, outras nove companhias aéreas pediram autorização à Agência Nacional de Avião Civil (Anac) para atuar no Santos Dumont após o fim da restrição de uso da pista, em 2005.
Segundo o diretor comercial e de marketing da Webjet, Davidson Botelho, Brasília é o segundo mercado de venda da empresa ; atrás somente de São Paulo ; e, por isso, a capital federal foi escolhida para o início das operações a partir do Santos Dumont. Com a mudança, os voos que pousavam no Galeão serão deslocados para o centro da capital carioca. ;Neste primeiro momento são três. A partir de 11 de maio, todos os cinco (voos) vão descer no Santos Dumont;, explica Botelho.
A empresa aérea pretende ampliar sua atuação e, por isso, até 20 de junho terá um reforço de cinco aeronaves Boeing 737-300. ;Os voos do Santos Dumont nos dão segurança para antecipar do segundo semestre para junho a atividade de cinco aeronaves;, conta o presidente da Webjet, Wagner Pereira. Um dos voos será entre Brasília e Porto Alegre.
Autorização
A OceanAir, Tam, Azul e Passaredo também tiveram permissão para atuar no aeroporto da região central do Rio de Janeiro. A nova regra autoriza 23 pousos ou decolagens por hora. No primeiro dia, além de Brasília, partiram voos para Curitiba, Belo Horizonte, Vitória e Campinas. A Gol/Varig, Trip, NHT, Pantanal e Air Minas ainda aguardam autorização da Anac.
A repórter viajou a convite da Webjet