O ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, disse hoje, em Santos (SP), que aposta na queda de pelo menos um ponto porcentual na Selic, taxa básica de juros, na quarta-feira. Segundo ele, esse corte na Selic ajudará no aumento da oferta de empregos.
"Esse processo (a diminuição dos juros) ajuda não só no equilíbrio das contas internas, porque com as taxas de juros menores a própria dívida do governo diminui, então os papéis do governo passam a ter um custo menor e isso ajuda a ter mais recursos em caixa para investir e gerar emprego", afirma Lupi. De acordo com o ministro, todos os bancos públicos e as ações do governo federal "têm como prioridade baixar o spread bancário", isto é, a diferença entre o custo de captação dos recursos e o juro cobrado dos clientes.
Amanhã será o primeiro dos dois dias de reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central para definir a tendência dos juros para os próximos 45 dias. Atualmente, a Selic está em 11,25% ao ano. Lupi está hoje em Santos participando do seminário "Crise, Trabalho e Financiamento Público" organizado pelo Conselho Sindical Regional da Baixada Santista, Litoral Sul e Vale do Ribeira, entidade formada por cerca de cem sindicatos.