O que muda com a transmissão do sinal digital?
A televisão terá uma imagem sem fantasmas ou chuviscos, nítida, com som multicanal.
O que eu preciso para receber o sinal digital?
Primeiro, é preciso morar em uma área que receba o sinal digital. Depois, comprar o conversor ou uma TV com o conversor embutido, que deve ser ligado numa antena UHF (a mesma usada hoje em dia) e no televisor.
Eu preciso trocar o meu aparelho de televisão?
Não. A maioria das pessoas pensa que a TV digital só funciona em aparelhos de plasma e LCD, mas só é necessário que o equipamento possua entradas AV (áudio e vídeo). A diferença é que, num aparelho mais atual, a imagem será melhor, com mais resolução e definição.
Quem tem TV por assinatura tem que comprar o conversor?
Para ver TV aberta digital é necessário o conversor e uma antena de UHF. Com isso, o assinante continua a receber a programação da TV paga normalmente pelo decodificador da operadora, enquanto os sinais das emissoras abertas chegam gratuitamente até o conversor de TV digital. No futuro, operadoras de TV por assinatura deverão oferecer conversores integrados.
Tenho uma TV de LCD ou plasma, preciso comprar o conversor?
Até mesmo quem já tem aparelhos de tela fina, sem conversor embutido, terão que comprar um conversor para receber a TV digital.
O conversor funciona em mais de uma televisão?
Não. Cada TV precisa de um conversor. Até mesmo em prédios residenciais que compartilhem uma antena coletiva, os moradores de cada apartamento terão de equipar as televisões com conversores individuais.
Quanto custa?
Varia de acordo com o numero de funções qualidade desejada. Pode ficar entre R$ 400 ; os mais simples ; e R$ 900, os modelos mais modernos que oferecem mais funções.
Eu serei obrigado a migrar para a TV digital?
Sim. Até 2016, haverá transmissão simultânea pelos sistemas digital e analógico. A partir de 2017, o sinal analógico será extinto.
É possível gravar a programação?
Sim. O usuário vai precisar de um gravador de DVD ou uma TV que grave programação.
Quem tem antena parabólica terá a transmissão digital?
Não. A TV digital é uma forma de transmissão da TV chamada aberta. A transmissão por satélite (antena parabólica) pode ser digital, mas em um sistema diferente. Por isso, os telespectadores que usam antenas parabólicas não terão acesso à nova forma de transmissão de alta definição.
Eu vou pagar para ver a TV digital aberta?
Não. O sinal que vai começar a ser transmitido amanhã é de TV aberta e continuará gratuito. Somente será necessário comprar os equipamentos para receber o sinal.
Todas as funcionalidades da TV digital já estarão disponíveis?
No início, a transmissão digital no Brasil vai privilegiar o som e a imagem. Também será possível assistir a TV em dispositivos portáteis, como celulares. A questão da interatividade ainda não está completamente disponibilizada.
Posso comprar o equipamento fora do país?
Não. O sistema de TV digital adotado é exclusivo do Brasil. Por isso, equipamentos comprados no exterior não deverão funcionar. Essa restrição também vale para televisores portáteis, telefones celulares, conversores digitais e aparelhos de TV com conversor integrado.
A TV digital muda o formato dos programas?
Sim. Os programas gravados e transmitidos em alta definição têm formato 16:9 , igual ao do cinema, e nas transmissões analógicas, 4:3. Com a TV digital, será possível ver uma área maior das cenas nos televisores de LCD e plasma.
Nas TVs de tubo, poderei assistir a imagem em 16:9?
Sim, mas os programas transmitidos em widscreen (formato padrão dos cinemas) aparecerão faixas pretas em cima e embaixo da tela. No entanto, essa opção não está disponível em todos os aparelhos mais antigos.
É necessário algum equipamento para melhorar o som?
Sim. É necessário que o som da TV, ou do conversor digital, seja conectado a um aparelho de áudio externo 5.1, e assim o som será reproduzido nas caixas acústicas com essa característica.
Toda TV digital tem alta definição?
Não. A TV digital pode ser assistida em SD e em alta definição (HD e Full HD). É importante lembrar que nem todos os televisores de plasma ou LCD possuem a qualidade de resolução Full HD.
Preciso de alguma antena especial?
É necessária uma antena UHF. Atualmente, elas já são usadas para captar os sinais analógicos, mas alguns sistemas de antena coletiva não dispõem delas.
Vou ter que pagar para assistir TV do celular?
Não. Assim como acontece com as televisões, o sinal de TV digital é aberto e gratuito.
Essa TV digital que as televisões por assinatura estão oferecendo é igual à TV digital Terrestre?
Não. O serviço ofertado pelas operadoras de TV a cabo é pago e ainda não oferece em todos os canais transmissão em alta definição.
Poderei assistir a todos os programas em alta definição?
Não. Para ver imagens em alta definição, você precisa ter uma televisão HD ou Full HD. Também é preciso que as emissoras transmitam o sinal de TV digital em qualidade máxima. No início, não serão todos os programas que vão ter esse nível de resolução.
Como vou saber qual é o canal digital de cada emissora?
O conversor fará esse trabalho para você. Você sintonizará o canal digitando o número do atual canal analógico da emissora no controle remoto do conversor. Automaticamente, ele sintonizará as transmissões digitais da emissora em questão. Caso o recurso digital não esteja no ar, o aparelho sintonizará a transmissão analógica.
Preciso de conexão HDMI para receber o sinal de TV?
Para ver alta definição, só com conexão HDMI ou vídeo componente digital.
Posso comprar produtos pela TV? Como eu pago?
Caso o conversor digital ou o televisor integrado esteja conectado a uma rede de telecomunicações (linha telefônica, fixa ou celular, ou banda larga), será possível comprar utilizando o controle remoto. As formas de pagamento serão definidas pelas empresas que ofertarem os produtos e serviços, como ocorre na internet.
Se eu comprar uma TV de plasma ou LCD hoje, não vou precisar comprar o conversor de sinal? Ouvi dizer que elas já são digitais.
As TVs de plasma e LCD são digitais porque o processamento interno da imagem já é digital. Mas nem todas elas dispõem do conversor integrado.
Todas as transmissões digitais terão o áudio estéreo ou 5.1?
De início, haverá poucos programas com áudio 5.1. Ao longo do tempo, mais programas serão produzidos com som multicanal.