O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) tem seis meses para divulgar as regras do concurso para 72 tecnologistas em informações geográficas e estatísticas e analistas de planejamento e 278 analistas de planejamento, gestão e infraestrutura em informações geográficas e estatísticas. O sinal verde foi dado pelo Ministério do Planejamento e publicado nesta segunda-feira (20/04) no Diário Oficial da União.
Nos valores atuais, as carreiras têm remuneração inicial de R$ 5.409,93 a R$ 6.030,63, de acordo com o nível de titulação dos candidatos. Segundo a autorização, os cargos podem ser ocupados a partir de outubro. Ou seja, lançado o edital, o Planejamento já prevê a ocupação no orçamento deste ano.
Além dessas oportunidades, o IBGE tem autorizadas duas seleções para temporários. A primeira contempla 237.900 oportunidades para todos os estados brasileiros. Os aprovados vão trabalhar diretamente na realização do Censo 2010. Para concorrer aos cargos de recenseador, agente censitário municipal, agente censitário regional, agente censitário administrativo e agente censitário de informática, os interessados devem ter completado os níveis fundamental e médio.
Também poderão ser contratados 3.638 servidores para função de agente de pesquisa e mapeamento, que exigem nível médio. Os profissionais vão trabalhar com pesquisas econômicas e sociodemográficas.