A maioria dos mercados asiáticos iniciou a semana no campo positivo, desta vez refletindo os resultados de Wall Street da sexta-feira. Nesta segunda-feira (20/04), as Bolsas da região também acabaram influenciadas por balanços corporativos e fatores internos de cada país.
As fortes vendas domésticas durante o fim de semana ajudaram a alavancar os papéis do setor imobiliário, movimento que levou a Bolsa de Hong Kong a fechar em alta. Os traders alertam, contudo, que o rali do mercado pode não ter sustentação após os recentes ganhos. Com redução no volume de negociações, o índice Hang Seng subiu 149,64 pontos, ou 1%, e encerrou aos 15.750,91 pontos.
As ações de companhias aéreas e de montadoras subiram com as expectativas de melhora nos rendimentos dos setores. Já os papéis de empresas estatais se beneficiaram do sólido crescimento do lucro. Esses movimentos fizeram as Bolsas da China atingir o melhor resultado em oito meses. O índice Xangai Composto subiu 2,1% e encerrou aos 2.557,46 pontos, o maior fechamento desde 8 de agosto. Já o Shenzhen Composto ganhou 2,3% e terminou aos 864,79 pontos.
A valorização do dólar nos mercados internacionais fez o yuan se desvalorizar em relação à moeda norte-americana. No mercado de balcão, o dólar fechou cotado em 6,8336 yuans, de 6,8326 yuans do fechamento de sexta-feira.
Em sessão instável, a Bolsa de Taipé, em Taiwan, fechou em alta, após as expressivas vendas verificadas na sexta-feira. Com fraco volume de negociações, o índice Taiwan Weighted subiu 0,5% e terminou aos 5.781,66 pontos.
Ao fim de uma sessão marcada pela volatilidade, o mercado sul-coreano fechou em terreno positivo e o índice Kospi da Bolsa de Seul subiu 0,6%, fechando aos 1.336,39 pontos.
Nas Filipinas o mercado fechou em queda moderada, na ausência de novidades. Ao final dos negócios, o índice PSE da Bolsa de Manila caiu 0,35% e fechou aos 2.086,72 pontos.
O mercado australiano fechou próximo da estabilidade, mas em terreno negativo, dando os primeiros sinais de fadiga após os fortes ganhos recentes. O índice S/ASX 200 da Bolsa de Sydney caiu 0,2%, fechando aos 3.769 pontos.
A Bolsa de Cingapura teve baixa, uma vez que muitos players permaneceram de lado na ausência de fatores positivos, e traders disseram que a correção era esperada depois de recentes ganhos. O índice Straits Times recuou 1,1% e fechou aos 1.874,85 pontos.
O mercado indonésio teve alta, com saudáveis fluxos de compras de papéis de mineradoras e blue chips de bancos. O índice composto da Bolsa de Jacarta subiu 1,7% e fechou aos 1.661,85 pontos.
Na Tailândia, o índice SET da Bolsa de Bangcoc subiu 2,1% e fechou aos 466,28 pontos, devido a procura de ofertas em, papéis dos setores de energia e petroquímico.
O índice composto de cem blue chips da Bolsa de Kuala Lumpur subiu 0,3% e fechou aos 968,37 pontos, com compras rotacionais de ações do índice, automotivas e do setor agrícola.