WASHINGTON - Os investimentos das companhias de capital de risco nas empresas americanas alcançaram no primeiro trimestre o menor nível desde 1998, segundo um estudo divulgado pela empresa Dow Jones VentureSource.
O valor total foi de US$ 3,9 bilhões, ou seja, menos da metade que o registrado no mesmo período de 2008. Foram realizadas apenas 477 transações, apenas um terço do número no ano passado, a menor quantidade desde 1996.
"Continuamos vendo um encolhimento do setor, iniciado ano passado", comentou a diretora de pesquisas da Dow Jones VentureSource, Jessica Canning. "As empresas de capital de risco nos Estados Unidos reduziram significativamente os investimentos em todos os setores. Com a crise, os investidores continuarão concentrando seu portfólio nos investimentos nas empresas existentes mais sólidas".
O setor favorito do capital de risco - as novas tecnologias - está particularmente exposto à tendência. O dinheiro investido no primeiro trimestre foi 52% inferior ao do ano anterior, com 1,68 bilhão de dólares. O número de transações do trimestre (370) foi o menor de 1995.