O banco Itaú anunciou nesta terça-feira (14/04) que encerrará as atividades da financeira Taií em decorrência da fusão com o Unibanco, anunciada no fim de 2008. A instituição, voltada para o crédito popular, fechará suas 135 lojas até o fim de maio.
Por meio de sua assessoria, o Itaú disse que planeja realocar a maior parte dos mil funcionários da financeira, mas não informou se haverá programas de recolocação profissional. Além disso, as 135 lojas da instituição não serão transformadas em agências do Itaú.
Segundo o banco, o foco no setor de crédito pessoal do grupo "passa ser nas operações da Financeira Itaú CDB (FIC) e da Financeira Americanas Itaú (FAI)".
"O Itaú está buscando realocação para maioria dos funcionários ligados a estas unidades, em diferentes atividades no próprio conglomerado", informou o banco, por meio de nota.
A assessoria declarou também que as operações da Taií que funcionam em parceria com lojas do varejo --como o grupo Pão de Açúcar e as Lojas Americanas-- serão mantidas.
De acordo com nota divulgada pela instituição, clientes que tenham cartões ativos da financeira poderão continuar usando o limite de crédito disponível e a fazer consultas nos caixas eletrônicos e agências do banco Itaú.
A orientação para os clientes da financeira é que procurem atendimento nas agências do Itaú ou liguem para os telefones 4004 9999 (Grande São Paulo) ou 0800 726 9999 (demais regiões).
Criada em 2004, a Taií surgiu com o objetivo de oferecer crédito popular com menos burocracia. A financeira tinha lojas em cidades de 21 estados e no Distrito Federal, mas concentrava sua atuação em São Paulo.