A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou nesta terça-feira (14/04) reajuste nas tarifas de energia de duas distribuidoras do Rio Grande do Sul que chega a 18,49%. A agência autorizou aumento de 13,84% na conta de luz dos consumidores residenciais da AES Sul e de 14,89% até 18,49% para os industriais. A distribuidora atende 1 milhão de unidades consumidoras em 118 municípios nas regiões metropolitanas e centro-oeste do Rio Grande do Sul.
A Aneel aprovou também aumento de 4,55% na conta de luz do consumidor residencial da Companhia Rio Grande de Energia (RGE). Para o consumidor industrial e comercial, o índice autorizado vai de 6,68% a 10,65%. A distribuidora atende 1,3 milhão de unidades consumidoras em 254 municípios do Estado.
Os novos índices passam a valer a partir de domingo. O reajuste tem como base o Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M) acumulado no ano e sofreu impacto também do aumento do dólar, que encareceu a energia comprada de Itaipu, cotada na moeda americana. Também contribuiu para o aumento o uso de usinas termelétricas no ano passado. Essas usinas são mais caras do que as hidrelétricas que tiveram de ser poupadas por conta da escassez de chuvas no início de 2008.