A Vale informou nesta terça-feira (14/04) em comunicado ter celebrado contrato de compra e venda de ações com a Dubai Aluminium Company Limited (Dubal), uma das maiores produtoras de alumínio do mundo. De acordo com o informe da empresa brasileira, a Dubal opera uma das maiores unidades produtoras de alumínio (smelters) do mundo. Por meio do contrato, a Dubal se tornará parceira na subsidiária da Vale, a Companhia de Alumina do Pará (CAP). A transação está sujeita ao cumprimento de certas condições, informou a companhia brasileira.
Em consequência do contrato, a Vale irá deter 61% do capital total da CAP; já a Hydro Aluminium (Hydro), que é produtora mundial de alumínio e produtos derivados, deterá 20% da CAP; e a Dubal terá 19% da CAP.
A Vale lembrou, em seu comunicado, que a CAP será responsável pela implantação e operação de uma refinaria de alumina, localizada em Barcarena (PA), localizando-se a cinco quilômetros da refinaria da subsidiária Alunorte. De acordo com informações fornecidas pela empresa brasileira, a capacidade inicial de produção da refinaria será de 1,86 milhão de toneladas métricas anuais de alumina, através de duas linhas, cada uma de 930 mil toneladas métricas anuais. O início das operações da primeira fase está previsto para o final de 2012, de acordo com as condições de mercado.