Mais de 60Kg de peixe e camarão foram apreendidos durante o primeiro dia da fiscalização conjunta realizada pelo Procon e pela a Divisão de Vigilância Sanitária nos supermercados do Distrito Federal. As apreensões ocorreram em dois supermercados: no Pão de Açúcar, em Águas Claras, e no Carrefour do Pistão Sul, em Taguatinga. Os dois estabelecimentos foram autuados pelo Procon e podem ser multados em valores que variam entre R$ 212 e R$ 3,2 milhões.
A Vigilância Sanitária determinou a apreensão das mercadorias após verificar que os peixes estavam mal acondicionados. Enquanto as especificações do fabricante, descritas na embalagem, informavam que o pescado deveria ser mantido entre 0°C e 5°C, o produto foi encontrado a uma temperatura de 21° C. Os estabelecimentos têm até 10 dias para apresentarem defesa ao Procon que, a partir disso, calculará o valor da multa.
A fiscalização do Procon ; órgão vinculado à Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania ; prosseguirá até quarta-feira, dia 8, sempre no período da manhã. Além dos supermercados, os fiscais também visitarão restaurantes e feiras livres do DF.