No ano passado, as companhias aéreas americanas fizeram menos voos, mas de melhor qualidade, concluiu um estudo divulgado nesta segunda-feira (6/04) pelo Departamento de Transporte dos Estados Unidos que aponta menos perdas de malas e menos queixas em geral.
O estudo anual sobre a qualidade das companhias aéreas que operam nos Estados Unidos também indica que caiu o número de atrasos.
No entanto, apesar desses bons resultados, as companhias aéreas viveram um ano difícil. Os altos custos de combustível e a crise econômica obrigaram muitas empresas a reduzirem o número de voos, a aumentarem os preços e a cobrarem pelo número de malas e por serviços como travesseiros.
As queixas dos consumidores, no entanto, caíram para 1,15 por cada 100 mil passageiros em 2008, quando, em 2007, este número havia sido de 1,42.
Metade das reclamações foi sobre problemas com a bagagem, cancelamentos nos voos e atrasos.
A Southwest Airlines teve a taxa mais baixa de queixas, com 0,25 por cada 100 mil passageiros, enquanto a pior foi da US Airways, com 2,25.