O Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos pretende entrar na próxima semana com um recurso contra as 4.720 demissões ocorridas na Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer). Segundo Luiz Carlos Prates, secretário-geral da entidade, o sindicato procurará o Tribunal Superior do Trabalho (TST). "Conversamos muito sobre esta possibilidade com o Cezar Britto (presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil - OAB)", disse.
Durante o encontro realizado nesta sexta-feira (3/4) em Brasília, sindicalistas e OAB também discutiram sobre a reestatização da Embraer. Os sindicalistas argumentaram que 70% do capital da companhia é estrangeiro, enquanto o previsto em lei é apenas 40%. "Recebemos apoio e solidariedade da OAB. Eles vão realizar um parecer técnico e, com base nos resultados, vamos ajuizar uma ação pedindo o cumprimento da lei", completou.
Prates disse também que, no dia 15 de abril (a quarta-feira seguinte à Semana Santa), a Conlutas e diversas entidades sindicais se unirão em São Paulo para lançar o Comitê Nacional de Reestatização da Embraer. "Vamos lutar juntos para reestatizar a empresa", acrescentou.