Medellín, Colômbia - O ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, disse neste domingo (29/03), pouco antes de entrar para o primeiro debate que antecede a abertura da Assembleia de Governadores do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que haverá falta de recursos no banco multilateral para atender à demanda dos países da América Latina e Caribe em 2010.
"Temos uma situação de escassez de recursos em 2009 e uma provável falta de recursos em 2010", afirmou o ministro, defendendo a necessidade de recapitalização do banco, principal pauta do encontro, mas acompanhada de medidas para agilizar o acesso aos recursos. "Em nossa opinião é importante aumentar o tamanho do banco", disse, lembrando que a recapitalização anterior levou três anos para ser aprovada pelos governos e congressos de todos os países. Atualmente, o BID agrega 48 países.
O aumento do capital do BID está no centro das discussões da Assembleia de Governadores. A proposta, defendida em meio ao agravamento da crise econômica global e à dificuldade de financiamento causada pela crise financeira, pode enfrentar resistência nos congressos dos países membros, que já lidam com adversidades domésticas.
A assembleia do BID será aberta hoje, às 19h30 (de Brasília), com a presença do secretário do Tesouro dos EUA, Timothy Geithner, do ministro das Finanças da Colômbia, José Miguel Insulza, do presidente da Colômbia, Álvaro Uribe, e do presidente do BID, Luis Alberto Moreno.