A Bolsa de Nova York terminou em alta nesta quarta-feira (25/03), depois de uma sessão volátil, em um mercado dividido entre esperaças de recuperação econômica e temores de uma disparada da dívida pública americana: o Dow Jones avançou 1,17%, e o Nasdaq, 0,82%.
O Dow Jones Industrial Average ganhou 89,94 pontos, a 7.749,81 unidades, enquanto o Nasdaq, de alto componente tecnológico, subiu 12,43 pontos, a 1.528,95 unidades.
O índice ampliado Standard & Poor's 500, por sua vez, subiu 0,95% (7,63 pontos), a 813,88 unidades.
Operando em forte alta até a metade do dia, os índices de Wall Street registraram uma queda espectacular depois do anúncio de emissão de bônus do Tesouro a cinco anos, marcada por "uma participação muito decepcionante", considerou Lindsey Piegza, da FTN Financial.
A redução da demanda por estes títulos, que os Estados Unidos usam para cobrir seus enormes déficits orçamentários, provocaram questionamentos sobre a capacidade de Washington de financiar suas caríssimas medidas de reativação da economia e apoio aos bancos.
Últimos minutos
Os índices de Wall Street, no entanto, se recuperaram nos últimos minutos do regão, ao reencontrar o otimismo do início do dia alimentado pela inesperada recuperação dos pedidos de bens duráveis e das vendas de imóveis novos nos Estados Unidos.
"A atividade não vai disparar, mas temos em vista a indicação de que a economia encontrou uma estabilização", comentou Gregori Volokhin, do departamento executivo da Meeschaert New York.
"Precisávamos de uma recuperação, não apenas técnica, e agora temos algo real registrado pela economia", acrescentou.
O mercado obrigatório encerrou em forte queda. O rendimento dos bônus do Tesouro a 10 anos aumentou a 2,772%, contra 2,654% na terça-feira, e o dos títulos a 30 anos a 3,717%, contra 3,606%.