Os americanos temem não conseguir manter a qualidade de vida atual, revela uma pesquisa realizada pela rede americana de TV CNN e pelo instituto Opinion Research Corporation, divulgada nesta quinta-feira (19/03).
Segundo a pesquisa, 39% dos entrevistados responderam que estão muito seguros de serem capazes de manter seu nível de qualidade de vida no próximo ano, índice menor que os 45% registrados na mesma pesquisa feita em 2008.
Segundo a pesquisa, 50% de todos os proprietários de uma casa com hipoteca dizem que poderão arcar com os pagamentos. No estudo do ano passado, 58% tinha essa expectativa.
Também caiu o número de pessoas que dizem confiar na capacidade para pagar outras dívidas, como contas de cartões de crédito e empréstimos para a compra de automóveis.
Além disso, há uma menor confiança na capacidade de economizar para objetivos específicos. "Como a economia do país piorou, a confiança dos americanos em suas próprias perspectivas econômicas diminuiu", explica o diretor da pesquisa, Keating Holland.
Holland lamenta o fato de que as esperanças são menores ainda "quando se trata de objetivos a longo prazo, como economizar para a universidade ou para a aposentadoria".
Apenas um em cada quatro pais com filhos menores de 18 anos diz que poderá pagar cursos superiores para seus filhos. E só um em cada cinco americanos que ainda não se aposentaram diz estar certo de que vai conseguir economizar o suficiente para aposentar-se confortavelmente.
"O público confia bastante em sua capacidade para enfrentar assuntos pessoais, como pagamento da hipoteca e outras dívidas, mas quanto à manutenção de seu nível de vida, houve uma preocupante queda na confiança", disse Holland.
A pesquisa foi feita na semana passada com 1.019 adultos de todo o país e tem margem de erro de 3% para mais ou para menos.