A montadora Renault anunciou nesta segunda-feira (16/03), em Curitiba, o carro que substituirá a versão sedã do compacto Clio. O Symbol começa a ser vendido em todo o Brasil no próximo dia 19 em dois modelos de acabamentos, ambos com motor 1.6 litros com 16 válvulas.
O carro figurará na linha de produtos da Renault entre o Logan e o Mégane, e custará R$ 41 mil na versão Expression e R$ 44 mil na Privilège. A intenção da montadora é estabelecer a novidade como um sedã compacto de luxo. Para isso, o Symbol foi equipado, de fábrica, com ar condicionado, vidros elétricos nas portas da frente e air bag duplo.
Para as duas versões ainda está disponível, como opcional, freio ABS. O câmbio é de cinco marchas manual. O motor flex alcança 115 cavalos de potência com álcool e 110cv com gasolina.
O lançamento faz parte de um programa adotado pela Renault, chamado de Compromisso Brasil, de lançar seis modelos novos no mercado brasileiro em três anos. Os principais concorrentes do carro são o Fiesta Sedã, da Ford, o Polo Sedã, da VW, e o 207 Sedã, da Pegeout.
Crise
Os executivos da montadora ainda deixaram clara a intenção de continuar investindo no Brasil, por ser um dos países menos afetados pela crise econômica mundial. "Nossa previsão de vendas para 2009 é bem humilde. Prevemos a comercialização de 2,4 milhões de unidades, que é menos que o ano passado, mas que não podemos chamar de crise", calcula Christian Pouillaud, vice-presidente comercial da Renault Brasil.