As vendas do setor de papelão ondulado, considerado a embalagem das embalagens e por isso um termômetro do desempenho do comércio, foram de 157,9 mil toneladas em fevereiro, queda de 2% em relação a janeiro (161,2 mil toneladas) e de 9,6% em relação a fevereiro de 2008 (174,8 mil toneladas).
"Os três dias úteis a menos em fevereiro influenciaram negativamente nossas entregas. A média diária foi melhor que a do mês de janeiro", afirmou Paulo Sérgio Peres, presidente da ABPO (Associação Brasileira do Papelão Ondulado.
O setor acumula vendas de 319,2 mil toneladas no primeiro bimestre deste ano, queda de 9,8% em relação ao mesmo intervalo do ano passado, quando foram comercializadas 354,2 mil toneladas.
O setor de papelão ondulado - utilizado para embalagens-
- é visto como um termômetro do nível de atividade geral, porque tende a refletir o ritmo de expansão da economia. A oscilação das vendas serve como indício das expectativas dos empresários, o que repercute no ritmo das encomendas e da produção do setor. Se essa indústria vende menos do que o esperado, por exemplo, o comportamento das vendas pode ser um sinal de que os clientes estão menos otimistas com o futuro dos seus negócios e, portanto, optaram por reduzir o ritmo das encomendas e da produção.