Jornal Correio Braziliense

Economia

BR Distribuidora deve investir R$ 621 milhões em 2009

;

A BR Distribuidora, subsidiária da Petrobras na área de distribuição de combustíveis, deverá investir R$ 4,3 bilhões no período de 2009 a 2013, para a consolidação da liderança do mercado em diversos segmentos, como a rede de postos, grandes consumidores e produtos de aviação. No ano de 2009, os investimentos serão de R$ 621 milhões, 46,46% acima do investido no passado, no montante de R$ 424 milhões. De acordo com o presidente da companhia, José Eduardo Dutra, o plano de investimento não contempla expansão via aquisição, "até porque os melhores ativos já foram comprados". A companhia termina este ano a consolidação da compra de postos da rede Ipiranga no Norte, no Nordeste e no Centro-Oeste do país. "Nossa estratégia é garantir que não perca uma gota de derivado com o processo de incorporação da Alvo", disse Dutra. O objetivo dos investimentos é a abertura de novos postos em regiões consideradas estratégicas e a compra de algumas unidades bandeira branca (sem marca), além da modernização das unidades já existentes. Atualmente, a BR tem uma rede de 6.376 postos. Após a incorporação das unidades da Ipiranga, a rede deverá ficar com 7,1 mil postos. Parte do investimento do Plano de Negócios será direcionada para a mudança de imagem dos postos Ipiranga, cujo prazo final é de 2013, mas o professo será iniciado ainda neste ano. Além disso, a BR vai incorporar sete fábricas dos negócios de asfalto da Ipiranga, com a IASA (Ipiranga Asfaltos). Serão também construídas bases de armazenagem e a fábrica de lubrificantes de Duque de Caxias, no Rio, a ser ampliada. A área que receberá o maior volume de investimentos nos próximos cinco anos será o mercado automotivo, que absorverá R$ 1,4 bilhão. O segmento de mercado consumidor, gás e energia, contará com R$ 953 milhões, e as áreas de logística e corporativa, R$ 918 milhões. Os investimentos na Liquigás e aportes realizados no período contabilizarão R$ 1,021 bilhão.