A Nyse (Bolsa de Valores de Nova York, na sigla em inglês) opera em alta nesta segunda-feira (16/03). Os comentários do presidente do Federal Reserve (Fed, o BC americano), Ben Bernanke, feitos neste domingo animaram os investidores, e o Dow Jones Industrial Average (DJIA), principal referência da Nyse, entra na quinta sessão seguida de altas.
Às 11h23 (em Brasília), o DJIA subia 0,61%, indo para 7.268,18 pontos, enquanto o S 500, outra referência da Nyse, subia 0,71%, indo para 761,93 pontos. A Bolsa Nasdaq, que reúne ações de empresas de tecnologia, estava em baixa de 0,72%, indo para 1.422,06 pontos.
Bernanke disse ontem, em entrevista ao programa "60 Minutes", da rede americana de TV CBS, que os Estados Unidos escaparam de cair em uma depressão, como a de 1929, e que a recessão em que o país se encontra, iniciada em dezembro de 2007, "provavelmente" terminará no final deste ano.
Bernanke disse ainda que nenhum grande banco americano é insolvente e prometeu que, se as coisas piorarem, o governo não os deixará quebrar, mas intervirá para evitar os efeitos de uma quebra no sistema financeiro.
O presidente do Fed disse que na segunda metade de outubro do ano passado "o sistema financeiro global esteve muito perto do colapso", que foi evitado com o programa de resgate financeiro aprovado pelo Congresso no valor de US$ 700 bilhões, para serem injetados nos bancos.
Os investidores vêm mantendo o ânimo para os negócios desde o último dia 10, quando o Citigroup informou que teve desempenho operacional positivo nos dois primeiros meses do ano - um sinal de que o sistema bancário poderia estar saindo do buraco criado pela crise dos créditos imobiliários "subprime" (de alto risco). O Bank of America também fez um anúncio semelhante na semana passada.
O ânimo de hoje se manteve mesmo diante de novos indicadores econômicos negativos. O Fed informou que a produção industrial americana teve queda de 1,4% em fevereiro na comparação com janeiro, atingindo 99,7 pontos, o menor nível desde abril de 2002.
Além disso, o Federal Reserve de Nova York (uma das 12 divisões regionais do Fed), por sua vez, divulgou o índice Empire State, que apura a atividade industrial na região de Nova York. O índice, segundo o banco, registrou uma deterioração acentuada neste mês, ficando em uma nova baixa recorde, de -38,2 pontos.