A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou nesta sexta-feira (13/03) que dividiu horários de pousos e decolagens no Aeroporto Santos Dumont, no Rio, entre dez empresas aéreas interessadas. Participaram do sorteio TAM, Gol/Varig, Webjet, OceanAir, Azul, Trip, NHT, Pantanal, Passaredo e Air Minas.
A divisão ocorreu depois que a Anac decidiu liberar o uso do aeroporto para aviões maiores e voos mais longos. O espaço era restrito para aviões de até 50 assentos e para ponte aérea.
À época, a mudança provocou a ira do governador do Rio, Sérgio Cabral, que defende que o uso do Santos Dumont pode esvaziar o Aeroporto do Galeão, que deve ser privatizado. Cabral ameaçou aumentar o ICMS cobrado no Santos Dumont para inibir seu uso pelas companhias aéreas.
No sorteio realizado pela Anac, 122 pares de horários (pouso de decolagem) foram colocados à disposição. A agência não informou quantos desse foram divididos entre as empresas, mas informou que não foram todos.
Agora as empresas têm até 30 dias para oficializar o pedido, acrescentando a rota que pretende operar naquele horário. e a agência tem 30 dias para responder.
A abertura do Santos Dumont foi possível porque a Anac decidiu revogar a portaria 187, que restringia o seu uso. O mesmo deve ser feito com o Aeroporto de Pampulha, em Belo Horizonte, nos próximos meses. Atualmente, segundo a Anac, o aeroporto tem capacidade para até 23 movimentos por hora (pouso ou decolagem). Mas são usados, nos horários de pico, 16 por hora.