As exportações da China caíram 25,7% em fevereiro frente ao mesmo mês do ano anterior, a US$ 64,895 bilhões, informou a Administração Geral de Alfândegas do país nesta quarta-feira (11/03). Trata-se do quarto mês consecutivo em que as vendas chinesas ao exterior registram queda. As importações, por sua vez, recuaram 24,1%, informa a instituição em seu site oficial.
No ano passado, a economia chinesa avançou 9% em 2008, pior desempenho dos últimos sete anos e resultado direto da crise econômica mundial - os três principais compradores de suas exportações baratas - EUA, União Europeia e Japão - encontram-se em crise.
Desde 2003 o país vem apresentando crescimentos econômicos de dois dígitos. Em 2007 a China superou a Alemanha e se tornou a terceira maior economia mundial, atrás dos Estados Unidos e do Japão, depois que o governo chinês revisou o crescimento de 2007 para os 13%.
Os sinais de desaceleração foram sentidos já no final do ano passado: as exportações chinesas recuaram 2,8% em dezembro de 2008, segundo dados do governo. No último trimestre, o Produto Interno Bruto (PIB) recuou para 6,8%.
Pelas previsões do Bird (Banco Mundial), a economia chinesa deverá crescer ainda menos em 2009 (7,5%), mas um estudo da Academia Chinesa de Ciências prevê um crescimento de 8,3%.