A Páscoa no Distrito Federal em 2009 deve movimentar a economia, mas de forma modesta. A previsão é da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) local, que espera um crescimento de 5% a 7% nas vendas este ano com relação ao mesmo período de 2008, números bem abaixo da projeção feita há algumas semanas pela Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoin, Balas e Derivados (Abicab), de alta desempenho positivo de até 12%.
De acordo com o presidente da CDL, Vicente Estevanato, os lojistas e donos de supermercados no DF estão pautando suas previsões para o feriado que movimenta o comércio alimentício ; chocolate, bacalhau e outros produtos - em um patamar mais ;realista; com base em pesquisa divulgada pelo Instituto Nielsen, empresa especializada em informações, que estimou alta nacional de 5% nas vendas relacionadas ao período.
;O que a gente nota é que a Páscoa tem um sentido religioso, de comemoração, e também é ligada a infância, imaginário, magia. Então, as pessoas não estão deixando de comprar. Mas apostar em alta de mais de 10% seria otimisto demais;, afirma Estevanato, que diz já ter conversado com alguns empresários sobre o movimento em lojas especializadas e supermercados este ano.
Para Vicente Estavanato, um outro fator que fará com que moradores do DF não deixem de ir às compras nesta Páscoa é a variedade de opções de produtos. Ovos e outros produtos de chocolate que simbolizam a época, por exemplo, podem ser encontrados em todas as faixas de preço. ;As pessoas podem comprar menos ou procurar o (produto) mais barato, mas não deixarão de consumir;, reforça.
Aproximadamente 7 mil estabelecimentos comerciais do Distrito Federal são filiados à CDL.