O Banco Santander e a Tokio Marine Seguradora anunciaram nesta segunda-feira (9/03) que chegaram a um acordo para a venda de 50% das ações da empresa de seguros Real Tokio Marine, o que dá o controle integral dessa companhia para o grupo espanhol. O valor acordado foi de aproximadamente R$ 678 milhões.
Os 50% restantes das ações são de propriedade da ABN Amro Brasil Dois Participações, subsidiária do Santander. Em comunicado ao mercado, a Tokio Marine informa que a negociação abrange somente as carteiras de previdência, vida e acidentes da RTM, comercializadas nas agências do banco Real.
A Real Tokio Marine é a sexta maior empresa de previdência privada no país, com participação de 4,6% do mercado. O controle era dividido entre a seguradora japonesa Tokio Marine e o banco Real, que foi comprado em 2007 pelo Santander. O grupo japonês comunicou ainda que a venda de sua participação na RTM não significa o fim de suas operações no Brasil, e que continuar no mercado doméstico por meio de suas companhias Tokio Marine Brasil Seguradora e Tokio Marine Seguradora.
A operação entre a Tokio Marine e o Santander ainda precisa passar pelo crivo da Susep (Superintendência de Seguros Privados).