O Banco da Inglaterra (BoE, o banco central inglês) decidiu nesta quinta-feira (5/03), em seu encontro regular de política monetária, cortar sua principal taxa de juro em 0,50 ponto porcentual, para 0,5% ao ano.
O BC inglês tornou-se ainda o primeiro banco central europeu a implementar a política de flexibilização quantitativa, ao anunciar hoje que irá comprar até 75 bilhões em libras esterlinas (cerca de US$ 105 bilhões) em títulos do Tesouro britânico (gilts) de vencimento no médio e no longo prazos durante os próximos três meses.
No comunicado que acompanhou o anúncio das decisões, o comitê observou que as nebulosas expectativas para os gastos dos consumidores e para os investimentos das empresas tornaram necessárias a tomada de ações radicais para evitar queda acentuada da inflação, para abaixo da meta de 2% no médio prazo.
O comitê projeta contração de aproximadamente 4% para a economia britânica até o meio do ano, mas rápida reversão a partir deste ponto para a retomada de ritmo de expansão para 3% em meados do segundo semestre do ano que vem.