Mais de meio milhão de trabalhadores ainda não sacaram o abono salarial do Programa de Integração Social (PIS), segundo informações da Caixa Econômica Federal. O valor do benefício é de R$ 465. O prazo para retirar o abono vai até o dia 30 de junho.
O benefício é pago a quem trabalhou no mínimo 30 dias no ano de 2007 com carteira assinada e recebeu em média até dois salários mínimos mensais. Para o trabalhador ter direito ao benefício, a empresa tem de ser contribuinte do PIS.
O benefício pode ser retirado por meio do cartão do cidadão, nos terminais de autoatendimento da Caixa e nas casas lotéricas. Quem não possui o cartão deve procurar uma agência da Caixa e levar documentos de identidade e comprovante de inscrição no PIS para solicitar o cartão.
Antes de sacar o benefício, o trabalhador deve verificar se já recebeu antecipadamente o valor por meio de crédito em conta nos meses de julho ou de novembro do ano passado. Ainda é possível verificar o crédito desse abono por meio de contracheques dos meses de julho, agosto ou setembro do ano passado.
A Caixa já pagou, até o dia 3 deste mês, mais de R$ 5,11 bilhões em benefícios. O valor representa 95,03% de abonos pagos. O balanço indica que mais de 12,5 milhões de trabalhadores receberam o benefício.