Muitos aposentados pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) reclamam que ainda não receberam o comprovante de renda do ano passado, documento essencial para quem vai declarar o Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF). O Ministério da Previdência garantiu nesta terça-feira (3/02) que enviou pelos correios os documentos de 7,3 milhões de beneficiários entre 11 e 25 de fevereiro, em tempo para o recebimento até a última sexta-feira, último dia do prazo, sem multa, para a entrega do extrato. Numa tentativa de acabar com a polêmica, o ministério decidiu permitir a consulta eletrônica dos dados.
Desde ontem, o aposentado pode imprimir o comprovante na página do ministério na internet (www.previdencia.gov.br). O portal de entrada está no campo ;Agência Eletrônica: Segurado;, no ícone ;Extrato de pagamentos de benefícios;. Para ter acesso à informação, é preciso digitar o número do benefício e do CPF, a data de nascimento e o nome do beneficiário. Se preferir, ele pode obter o documento em qualquer agência do INSS, sem necessidade de agendamento. A outra opção é ligar para o telefone 135 e pedir o reenvio da correspondência.
A Previdência atribuiu os problemas de recebimento a atrasos dos Correios e ao fato de muitos beneficiários não atualizarem o endereço no cadastro do INSS. A Dataprev, empresa de processamento de dados do ministério responsável pela remessa dos documentos, informou que ainda não recebeu nenhuma correspondência de volta. Nas próximas semanas, o órgão deve fazer um levantamento de quem não recebeu o extrato a tempo.
;Os aposentados que se enquadram nas hipóteses de declaração precisam prestar contas à Receita Federal. Mesmo os que têm mais de 65 anos e gozam de alguns descontos em dobro em virtude da idade;, disse o supervisor nacional do IRPF, Joaquim Adir. No primeiro dia da entrega, anteontem, o Fisco recebeu 142,6 mil declarações, quase o dobro de 2008. O prazo acaba em 30 de abril.